Blog: promessas e regras

Imagem com o texto "e assim nasceu mais um blog"

Eu trabalho com programação e, apesar de hoje atuar como desenvolvedora iOS (ou seja, faço aplicativos para iPhone), iniciei minha carreira profissional como desenvolvedora web. E, muito antes disso, quando eu ainda era uma adolescente babaca (pleonasmo que chama), estava para entrar no ensino médio e jurava que ia me formar em Direito e virar juíza, eu passava as madrugadas ouvindo música no Winamp, upando no Tibia e fazendo montagens pro meu Fotoflog.

Nessa época, eu dei os primeiros passinhos no que viria a ser minha profissão quando eu descobri os primeiros códigos para colocar gifs piscantes no corpo da postagem. Não era grandes coisas, mas eu já inspecionava elemento no navegador para pegar o código base em outros fotoflogs e ajustava os valores para meu gif ficar lindo na tela.

Aí, um tempo depois, os fotologs, flogões e fotoflogs da vida perderam o hype e eu descobri os blogs. Fiz minha conta no blogger e meu primeiro blog nasceu. Eu simplesmente não tinha nada para dizer. Nunca tive e, acredite, teve vezes que eu achei que tinha, mas hoje eu falo com tranquilidade que era melhor não ter achado. Deixando essas questões irrelevantes de lado, a coisa que eu mais gostava de fazer era mudar o layout do blog. Eu pegava o layout mais simplinho que a plataforma oferecia gratuitamente e saía customizando.

Eu lembro que isso era uma prática comum naquela época. Tinha gente que mudava layout a cada mês, a cada estação do ano ou a depender de algum evento relacionado à temática do blog. Não importava a periodicidade, mas era quase certo que ia acontecer. No entanto, no meu blog, isso acontecia com muita frequência. Teve uma vez que um layout ficou menos de uma semana ativo e foi trocado. Isso sem falar nas pequenas mudanças.

Mas é porque era uma coisa que eu gostava de fazer. Eu abria o Fireworks MX craqueado (Photoshop não rodava na minha super máquina), baixava brushes e outros "goodies" nos sites que disponibilizavam esse tipo de conteúdo e me botava a criar. Eu não era boa e eu sabia disso, mas eu fazia mesmo assim. Eu era tipo uma IA, deixava slops por onde passava.

Aí depois ia tateando no código fonte do layout do blog e ia mudando. Era comum eu quebrar tudo e o blog nem renderizar. Mas eu era super prevenida, eu tinha um blog secundário e privado em que eu ia fazendo os testes antes de colocar no blog oficial. Depois de finalizado, eu copiava todo o código fonte e colava num txt com o nome da versão e guardava. Se desse pau, eu tinha um backup.

***

E daí que o ditado "em casa de ferreiro, o espeto é de pau" não poderia estar mais certo. Estou de blog novo e só peguei um layout default básico. As cores não importaram muito, eu gostei da estrutura e exibição de posts e tal, mas estou me sentindo em débito com isso aqui. Penso que eu deveria ter mais respeito com esse blog, que deve ser o vigéssimo sexto da minha "carreira de blogueira". E eu andei pensando em dar uma mexidinha, ver se eu ainda sei mexer em html, css e javascript, mas e a preguiça?

Sabe quando dizem que, se você trabalhar com o que gosta, provavelmente vai deixar de gostar? É por aí. Não me leve a mal, eu gosto pra caramba de programar, mas eu estou cansada. Meu trabalho tirou o prazer que eu tinha em fazer tudo isso. Também tenho uma coisinha chamada escoliose, então, qualquer coisa que me faça ficar mais que as oito horas obrigatórias de trabalho aqui sentada nessa cadeira já não muito confortável, nesse escritório quente, vai ter que ser algo que eu queira muito, e aparentemente, eu não estou querendo nada tanto assim.

***

Esse post vai servir para firmar alguns compromissos comigo mesma:
- O blog vai ser meu bebê, aquele algo que eu vou cuidar com carinho. Aquele amor que eu conto as horas para ver, mas que também não quero ficar grudada 24/7 que é pra poder sentir saudade.
- Nessa coisa de cuidado, vai ter um momento que eu vou fazer um layout bacana (com gosto totalmente duvidoso) para ele porque ele merece.
- Está terminantemente proibido apagar o blog. Se eu deixei perfil em rede social que eu não gosto e nem uso por muito menos, dá pra deixar isso aqui existindo numa boa, né?

Comentários

  1. Fiquei nostalgica lendo aqui, eu também nessas épocas de primeiro blog saia fuçando tudo. Eu não sei como, mas eu mexia nos códigos e tava sempre mudando o visual do blog. Hoje em dia não sei fazer mais nada disso hahaha
    O blog é muito terapeutico e espero que te faça bem voltar a compartilhar coisas nesse lado de cá da internet :)
    https://nyrtais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu escrevi a postagem, eu fui dar uma olhada no código fonte e não entendi foi nada. Está tudo diferente, meio que caí do cavalo hahaha.
      Muito obrigada, tenho certeza que vai ser um tempo bom. :)

      Excluir

Postar um comentário